domingo, 21 de fevereiro de 2010

Bigode!

.
Cá está, outra palavra que aparentemente não faz sentido, bi é um prefixo que significa duplo ou duas vezes, bigode faria sentido se fossem dois e se houvesse também um unigode! Alias devia mesmo era chamar-se Unigode porque normalmente é só um...
.
Seja como for, Bigode vem dos tempos da Idade Média em que os Germanos usavam grandes e farfalhudos bigodes que eram no fundo a sua imagem de marca, passo a explicar, um dia Maria Eulália, surda do ouvido esquerdo desde pequena e cega do olho direito á cerca de duas semanas naquele verão quente de 573 d.C. ao passear-se pela alfama depois da sua compra de especiarias semanal a segunda desde que não via do olho direito, cruzou-se com um Germano fortíssimo com um bigode extraordinário, coisa que Maria Eulália nunca tinha visto e que a atraiu como as moscas se sentem atraídas daquelas coisas que fazem ZZzzzzztt quando as moscas chegam perto demais, este Germano encontrava-se de férias em Portugal exactamente ao mesmo tempo que Maria Eulália tinha perdido a vista direita, coincidências que ambos desconheciam. Este Germano passeava com uma excursão e estava tão admirado com as pequenas ruas de alfama que comentava com os seus amigos numa língua deveras estranha para Maria Eulália, e esta de todas as palavras proferidas só distinguiu a repetição crónica da palavra "By God!" que elucida o entusiasmo vivido por este Germano!
.
Na cabeça de Maria Eulália, ficou associado pelo facial a By God - Bigode!
.
Mais tarde quando ela conheceu Silvestre Jalapeno também ele com um proeminente bigode de reduzidas dimensões comparado com o Germano, esta historia sobre bigode foi a maneira que Maria Eulália arranjou para meter conversa.
.
E desde então a historia pegou!
.

Sem comentários: