segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Felicidade!

Feliz, definir feliz não é fácil, um comum dicionário de língua portuguesa simplifica a definição da palavra Feliz como um adjectivo de dois géneros que tem como sinónimos as igualmente simples palavras: ditoso, afortunado, satisfeito, alegre, abençoado, que tem muita sorte, bendito, bem imaginado, bem combinado, acertado, bem sucedido, próspero.

Ora, eu mero estudante finalista de Arquitectura, não estou de acordo. Desculpem, não estou.

Ser Feliz ser realmente Feliz não tem nada a ver com afortunado, ser afortunado não é ser feliz. Tão pouco ser alegre é ser feliz, muito mais é ser Feliz e estar alegre. Nem abençoado, sou muito céptico e não me sinto abençoado, nem sinto necessário sentir-me abençoado para ser feliz. Que tem muita sorte, é então o auge da blasfémia à Felicidade mas deixarei este "substantivo feminino" para outras núpcias. Os outros sinónimos nem me atrevo a monologar sobre eles por serem obviamente inapropriados.

Então, ser Feliz e estar Feliz, é sem qualquer tipo de dúvida um estado de espírito que, sem razão aparente ou por diversas razões inconsequentes, nos faz sentir melhor, mais Feliz! não definição possível. Estar feliz aparece com os mais pequenos nadas do dia-a-dia, com coisas que para outras pessoas pode ser a maior estupidez mas que para nós significam o mundo, com sorrisos, com cruzar de olhares com estranhos, com o sol na cara de manhã, com o vento frio na cara ao fim da tarde, com a chuva, com a companhia, com mensagens (sim, estas novas tecnologias também podem trazer felicidade), com coincidências parvas, com a lua, com tudo e no fundo com nada.

Estar Feliz! não é para quem quer, e neste caso também não é para quem pode, é para quem está receptivo.

5 comentários:

M. disse...

Tristeza não tem fim
Felicidade sim

A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar
(senhor jobim)

estar feliz não dá com nada. mas isso do estar receptivo faz todo o sentido.
kissy stuntman ru... m

Unknown disse...

Gostava de poder dizer que sou o gajo mais feliz do mundo. Mas infelizmente os designios da vida não ajudam. Mas a receptividade está sempre presente e eu tenho a certeza que ainda vou ser muito feliz. E porquê? Porque pode a vida não correr como eu quero mas sei que com voces, amigos, posso sempre contar

Teixas disse...

Ui ui ui! Mas o que é que eu ando a perder!
Afinal isto da blogosfera tem muito que se lhe diga! É todo um mundo fantástico, como o do meu amigo eduardo! Aqui a falar sobre a vida, sem largar um "meu puto"... Impecável!
A malta até começa as frases com maiúscula, e não faz abreviaturas de internet...
Tenho aqui que admitir a minha limitação e diria até ingenuidade relativamente à blogosfera, e a alguns amigos dos quais desconhecia esta faceta!

Ana Cleto disse...

Realmente, felicidade é impossivel de descrever com meros adjectivos, no dicionário deveria estar "estado de espirito que pode incluir alegria, bem estar ..."

lempicka disse...

concordo e discordo... mas se fores ler o meu post "Malibu" também falo do meu conceito de felicidade... cada pessoa tem o seu.
Eu acho que não se trata de um estado de espiríto por ser muito subjectiva, a alegria ou tristeza podem ser estados de espiríto, a felicidade é algo irreal a que todos aspiramos, porque acreditamos que assim que a atingirmos, seremos felizes para sempre...