quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Ninguém está parado.

.
Se um homem e uma mulher fossem subitamente atirados para este mundo, para esta cidade, teriam certamente de se desviar das casas e dos prédios, porque aqui tudo está em movimento.
.
Casas, da mais pequena à maior vivenda, Blocos de Apartamentos e até Igrejas, montadas sobre rodas, atravessam o Largo do Camões a grande velocidade, como um cavalo que vai a galope e não a trote, metem-se pelos becos e travessas do Bairro Alto, com os seus ocupantes aos gritos nas janelas. Nem a estação dos Correios se mantém estática, mas, pelo contrário, voa através da cidade sobre carris, como um comboio. Da mesma forma, também a Igreja dos Italianos não permanece no Largo do Camões. Por toda a parte ecoam no ar estampidos e lamentos, juntamente com o ruído de motores, do movimento.
.
Todos os edifícios estão equipados com gigantescos motores de propulsão e nunca estão parados. Os motores e as engrenagens fazem um ruído muito mais avassalador do que as máquinas e pessoas que levam dentro. Assim, as casas são vendidas, não apenas pelo tamanho e pelo modelo e agora não pela localização mas pela velocidade que atingem, quanto mais depressa a casa andar, mais devagar bate o relógio que leva dentro e consequentemente mais tempo fica disponível para os seus ocupantes. À noite, as ruas estão feericamente iluminadas para que as casas possam circular sem colisões, que são sempre fatais mas felizmente ainda são o transporte mais seguro, técnicamente não são transporte, mas são seguras.
.
Quando alguém sai de casa de manhã, tem de começar logo a correr, para poder apanhar o edifício do seu escritório quando este se cruza com a sua casa e subir e descer escadas a correr. Aqui o tempo passa mais devagar para quem está parado. Assim todos andam a alta velocidade para ganhar tempo.
.
Ninguém está parado.
.

2 comentários:

Unknown disse...

Eu quando saio de casa apanho um taxi... Se nao apanho um taxi vou no meu carro... Sabes, sou muita preguiçoso, e visto que os carros andam mais rapido que as casas, visto que sao mais levezinhos... Chego sempre a tempo de as agarrar, e depois uma vez la dentro, sao elas a empurrar!

Anónimo disse...

Aprendi muito