quarta-feira, 25 de março de 2009

e por falar em Arquitecto!

.
Comummente pensa-se que arquitecto deriva do Latim, da palavra, architectu da conjugação das palavras árchi, que significa principal + tékton, que significa carpinteiro ou pedreiro.
.
Engana-se este comummente, Arquitecto deriva de muito antes do Latim, mais precisamente e aproximadamente, do século V a.C. quando o Latim ainda não era a língua da moda que se tornou quase 10 séculos depois.
.
Estávamos sim, em Atenas no início do século V a.C., nesta altura os gregos tiveram que enfrentar a ameaça dos persas, que a partir de 492 a.C. atacaram inumeras vezes, a Grécia continental, tendo sido derrotados pelos atenienses nas batalhas de Maratona e novamente derrotados por Atenas na batalha naval de Salamina em 480 a.C., e ainda na batalha de Platéia pelas forças coligadas de Atenas e Esparta.
.
Ora, Atenas chateada por estas investidas apesar de infrutífero, quis defender as suas bases do mar Egeu e da Ásia Menor de possíveis novas invasões persas, e organizou uma liga de cidades sob sua liderança, denominada Liga de Delos (477 a.C.). Todas as cidades, contribuíram com homens, navios e dinheiro, para o tesouro da Liga, localizada na ilha de Delos. Mesmo quando o perigo dos ataques persas diminuiu, Atenas não permitiu que qualquer cidade se retirasse da Liga, tornando-se, assim, uma cidade imperialista. O símbolo da transformação foi a mudança da sede e do tesouro da Liga de Delos para Atenas, em 454 a.C., sendo os seus recursos utilizados na reconstrução e embelezamento da cidade e na melhoria do nível de vida de sua população.
.
Portanto, Atenas, cidade imperialista, extremamente poderosa para o seu tempo tinha uma forma muito caricata de crescer enquanto cidade, passo a explicar, havia um gang poderosíssimo, um bocado como Ninjas do Japão mas do século V a.C. e não do século XIV d.C. quando apareceram esses Ninjas Japoneses, só que, estes, invés de andarem na noite a atirar aquelas estrelinhas metálicas e a baterem na malta era um gang que primeiro, trabalhava de dia, segundo não batia na malta e terceiro não usava estrelinhas metálicas nem andava aos saltos como uma criança que comeu demasiados doces.
.
Este gang era amigo do povo e trabalhava para o povo. E não, não tinha nome. Era só um grupo de malta pronto.
.
Sempre que em Atenas era preciso construir mais uma casa porque a população estava a aumentar e a cidade estava em claro crescimento e era preciso casas para toda a gente, bem, sempre que por qualquer razão era preciso mais uma casa, juntava-se a população e começavam a gritar:
.
"Aqui, Tecto!" "Aqui, Tecto!" "Aqui, Tecto!" até aparecer este gang amigo.
.
Este gang ao longo dos anos foi-se infelizmente extinguindo e no fim era só um idoso de barbas que constituía todo o gang. Quando se chamava por ele já só se gritava uma vez e depois esperava-se, o gang já não era um gang e já não era rápido e espectacular como dantes..
.
Este idoso também sem nome, fazia os possíveis para proporcionar um bom espectáculo e ao mesmo tempo uma boa nova casa como nos tempos áureos do seu gang, outrora constituído por inúmeros elementos.
.
Assim depois da morte deste último Ninja não Ninja, todos se referiam ao saudoso velhote como "Aqui-Tecto" e como foi andando de boca em boca chegou aos tempos de hoje como "Arquitecto" e ao que os fãs de Latim tomaram como uma palavra sua.
.
Falso.
.

Sem comentários: