quinta-feira, 30 de abril de 2009

Iogurte!

.
Quando era pequeno dizia, Gogutus! e até hoje continuo a achar que é um nome muito mais convidativo do que "Iogurtes", palavra feia de se ler, feia de se escrever, feia ponto.
.
Venho então hoje expor-vos a história escondida da palavra Iogurte, história simples, como sabem o iogurte tem origem nos Balcãs, mais propriamente da região da Turquia na família Gurt, mas esta família cedo se mudou para Manhattan na procura de desenvolverem o seu pioneiro negocio de iogurtes, mas, não encontraram zona melhor e por falta de fundos ficaram-se pela zona de Harlem, grande centro comercial e cultural dos afro-americanos.
.
Filho único de uma família de 10 e de nome, Tabor Ali Osman Gökçek Gurt, trabalhava no balcão enquanto seu pai de nome Barbados Ali Gurt passava dia inteiros no seu laboratório improvisado no quarto a desenvolver diferentes sabores para a sua fermentação bacteriana ainda não baptizada.
.
Tabor Gurt dava-se lindamente com toda a comunidade afro-americana das redondezas e sempre que eles passavam pelo seu estabelecimento gritavam alegremente, "Yo! Gurt" sua mãe, senhora simples do campo, quis que esta expressão que ela nunca percebera porque apesar de viver em Manhattan nunca conseguiu pronunciar ou entender qualquer expressão americana, gostava da sonoridade de "Yo!Gurt" e quis que esse nome ficasse para denominar a fermentação bacteriana em leite que seu marido inventara.
.
Mais tarde e por estes afro-americanos não serem fãs de "Yo!Gurt" a família Gurt voltou à Turquia e abriu lá o seu estabelecimento e a sua invenção perdurou até aos dias de hoje com o nome "Iogurte"
.
Apesar desta história fantástica, eu não gosto de Iogurtes! Não gosto nem dos iogurtes líquidos, nem dos iogurtes cremosos, nem dos iogurtes com pedaços, nem dos iogurtes que são duros que parecem gelatina.
.
Porquê Poeta, perguntam vocês..
.
Porque é uma coisa de origem turca, e eu não gosto dos turcos.
.
Ora, mas eu também não gosto dos turcos porque causa do filme "O Expresso da Meia-Noite", porque os turcos dão porrada e violam os homens, são maus. Mas eu gosto de iogurtes..
.
Não gosto porque é uma forma de leite em que o açúcar foi transformado em acido lácteo por fermentação bacteriana, e isto é nojento. Nunca se deve ingerir nada por vontade próprio que já tenha passado por fermentação bacteriana.
.
Ah mas eu gosto, as bactérias sabem bem..
.
Então come terra e chama-lhe iogurte.
.

Sem comentários: